top of page

A  fotografia  tem  o dom

de  eternizar  pessoas  e  momentos

Anos 90: O início no fim da era analógica
 

     A minha paixão por fotografia teve início ainda nos anos 90, quando emprestei uma máquina fotográfica analógica de meus familiares para fotografar uma excursão escolar. O passeio era em uma região de preservação ambiental, o que por si só já me despertava interesse, pois sempre fui apaixonado pela natureza.

Neste dia, juntamente com a câmera, utilizei meu primeiro rolo de filme. Era uma pequena máquina japonesa, simples e intuitiva. Logo fui aprendendo a manusea-la e acabei por fazer alguns efeitos que só descobri ao revelar o material: Pelo fato de ter exposto uma parte do rolo quando ainda estava sendo usado, criei sobreposições e inesperadas texturas em algumas fotos, efeitos que hoje considero interessantes.

Na mesma época, eu e meus irmãos nos divertíamos utilizando uma filmadora VHS compacta, onde fazíamos gravações com temas da época, como a Copa de 1998, programas da TV, e até satirizando alguns filmes da época como Titanic.

Os anos se passaram até a chegada das câmeras digitais e do celular, que facilitaram minha maneira de me expressar através de imagens e registrar momentos. Durante o fim da adolescência fui tendo contato com pessoas do meio audiovisual e me interessando cada vez mais pela área.

2013-2014: Os primeiros projetos

       Meus primeiros trabalhos surgiram em 2013, como assistente de fotografia em editoriais de moda no Shopping Eldorado. Também trabalhei com fotografia still em campanhas do Walmart, onde tive a oportunidade detrabalhar em estúdios de grande estrutura ao lado de grandes profissionais como Caroline Barrionuevo, Arthur Vahia, e Chiara Gadaleta.

Em 2014, participei de projetos com artistas da Red Bull Station ao lado de nomes como Glamour Garcia, Mari Veloso, Natália Castro, Alex Cassimiro, o uruguaio Dani Iumpi, e também a diretora de fotografia e vencedora do Cannes 2019, a argentina Augustina San Martin.

2015-2017: Espetáculos e Direção de Fotografia

       À partir de 2015 passei a cobrir diversos eventos sociais e culturais, fotografando pessoas como a atriz Aline Moraes, Cynthia Falabella, Vivi Orch Rai Teichimam. Cobri também peças teatrais (entre elas “Flicts”, baseada no primeiro livro de Ziraldo), espetáculos de dança e música, festivais, além da oportunidade de viajar e fotografar países como Portugal, Espanha, Argentina, Chile e Bolívia.

 

Em 2017 me formei em Direção de Fotografia pela Academia Internacional de Cinema, adquirindo conhecimento ao lados de ótimos professores como André Moncaio, Marcelo Rodriguez e Mônica Palazzo.

2018-2019: Bienal de Artes e Livro

O ano de 2018 trouxe a minha primeira exposição fotográfica, realizada na II Bienal de Artes da Ouvidor 63, com o tema “Outros Mundos Possíveis”. Durante a imersão neste laboratório, nasceu o livro "O Espaço Delirante", um trabalho coletivo sob o olhar dos artistas envolvidos no projeto, dentre eles Rose Steinmetz, artista nascida na Geórgia, o ilustrador e fotógrafo paraense Rafael Tomazi e também Chris The Red, Oscar Steiner, Meire Ramos, Érica Esso, Cintia Risoli e o ator Valter Machado, realizado na maior ocupação artística da América Latina.

Em 2019 nasce a coleção Pequenas Vozes, um delicado trabalho onde me aprofundo na fotografia macro, captando pequenos detalhes da natureza, muitas vezes desapercebidos aos sempre apressados olhares humanos. Esse trabalho faz parte de um lançamento no segmento de decoração de interiores.

2020 - ATUALMENTE: Estúdio e Produtora

       Ainda em 2019, tornou-se realidade a RP Studio, uma produtora audiovisual, projetada por longa data, que teve seu início neste ano, produzindo materiais institucionais,  videoclipes musicais e reportagens sobre arte e cultura em parceria com outros realizadores.

No início de 2020 também inaugurei o meu estúdio fotográfico em São Paulo, onde realizo ensaios, faço reuniões de projetos e também encontros artísticos.

Ao longo destes quase 10 anos como profissional, venho tecendo meu trabalho na linguagem audiovisual, envolvendo fotografia, direção de fotografia e vídeo em vertentes como ensaios, fotografia social, retratos, still, arquitetura, espetáculos, infantil, natureza, lifestyle e viagens, sempre acreditando que a fotografia tem o dom de eternizar pessoas e momentos.

Obrigado por ler até aqui. Espero que aprecie o conteúdo!

Rafael Pessanha

perfil.png

ABOUT ME / SOBRE MIM

Fotógrafo e Cinegrafista brasileiro.

Apreciador da natureza, pessoas e culturas,

atualmente morando em São Paulo.


Formação: Direção de Fotografia - Academia Internacional de Cinema.

Brazilian photographer and cinematographer

who loves nature, travel, arts and people.

Graduated by the AIC (International Academy of Cinema).

Currently based in São Paulo / Brazil.

EXHIBITIONS

EXPOSIÇÕES

"Outros Mundos Possíveis"

II Bienal de Artes Ouvidor 63, 2018

BOOKS AND OTHER APPEARANCES

LIVROS E PARTICIPAÇÕES

"O Espaco Delirante"

The Red & Beegraph, 2018
 

"Transflashion Body Make Up", a performance by Mavi Veloso

Red Bull Station, 2014

"Sementes do Eldorado"

Revista Eco Era, 2014

Revista DI

Acervo, Março / 2022

Vamos fotografar?  Sinta-se à vontade

para enviar uma mensagem,

vamos conversar sobre o seu projeto!

bottom of page